População participa da abertura da 6ª Conferência Distrital das Cidades

Compartilhe

A abertura da 6ª Conferência Distrital das Cidades (CDC) foi realizada nesta sexta-feira (29), no auditório do Museu Nacional da República. Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o encontro reuniu representantes da sociedade civil, movimentos sociais e do poder público para discutir políticas de desenvolvimento urbano sustentável no Distrito Federal. O evento se estenderá até este domingo (31).

O objetivo da 6ª CDC é promover um debate amplo e democrático com a população, construindo propostas que fortaleçam a política urbana distrital e nacional. Para ampliar a participação popular, o evento tem transmissão ao vivo no canal do YouTube Conexão Seduh.

“Acredito que essa formulação de políticas discutida com a sociedade é fundamental para conseguirmos construir um Distrito Federal cada vez melhor”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz, na abertura do evento.

O secretário executivo das Cidades da Secretaria de Governo, Takane Kiyotsuka, elogiou a participação de administradores regionais na conferência, pois sabem os problemas diários de cada região, e destacou a importância do evento para a população. “Vamos tirar o maior proveito possível dessa conferência, pois trata de um assunto primordial: fala sobre qualidade de vida não só para nós, mas para as futuras gerações.”

Programação

O primeiro dia do evento contou com o credenciamento de delegados e observadores previamente inscritos, apresentação da Camerata da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira e palestras sobre os temas “Cidades Mais Verdes, Climas Mais Amenos: Soluções Sustentáveis para Habitação e Bem-Estar” e “A construção democrática da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”.

Durante a conferência serão selecionadas até 20 propostas e eleitos 41 delegados, representantes de diversos segmentos da sociedade e do governo, para representar o DF na 6ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Ministério das Cidades e prevista para outubro.

Também serão escolhidos representantes para o Conselho de Desenvolvimento Habitacional do DF (Condhab), o Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) e o Conselho Gestor do Fundo Distrital de Habitação de Interesse Social (Fundhis), além de elegerem membros da sociedade civil para compor a comissão preparatória do Conselho Distrital das Cidades (ConCidades DF).

Homenagem

A comissão organizadora da 6ª CDC aproveitou a composição da mesa diretora, formada por representantes de movimentos sociais, para homenagear um dos seus integrantes mais ilustres, que é o professor e ex-deputado distrital Antônio José Ferreira, mais conhecido como Cafu.

Ao longo dos anos, sua atuação esteve voltada especialmente à defesa de crianças, mulheres, negros, sem-teto e sem-terra, mantendo o compromisso com a representação dos grupos historicamente marginalizados, além da luta pela moradia digna e o direito à cidade.

“É preciso ter garantida a possibilidade de se sentir em um lar. A humanidade, sem essa condição, é uma humanidade diminuída, capenga, atroz, com vida vazia, sem rumo e desorientada”, pontuou Cafu.

Tema e lema

Nessa edição, a conferência tem como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”, de forma a induzir à redução das desigualdades socioespaciais, complementando o Estatuto da Cidade no sentido da promoção da reforma urbana.

Qualificando o tema, o lema “Caminhos para Cidades Inclusivas Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social” destaca a importância da justiça social e da participação democrática para que os objetivos da conferência se tornem realidade.

Apoiados no tema e no lema, os debates da 6ª CDC serão pautados em torno de três eixos: articulação entre os principais setores urbanos e políticas públicas; gestão estratégica e financiamento; e grandes temas transversais. A ideia é propor políticas e soluções sustentáveis para os problemas urbanos que a sociedade enfrenta.

Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no site da 6ª Conferência Distrital das Cidades

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF)

Redação
Redaçãohttps://em1minuto.com.br
As notícias mais quentes do Brasil e do mundo em um minuto. Rápido, direto e atualizado 24h!
Últimas

Você pode gostar