A advogada e influenciadora Gabriela Priolli se envolveu na polêmica sobre a compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). Em um vídeo de três minutos que publicou em seu Instagram no último fim de semana, ela fez uma crítica irônica aos detratores da operação financeira, que foi anunciada em 28 de março e está atualmente sob análise do Banco Central.
Gabriela começa o vídeo questionando: “Quem desdenha quer comprar?” e menciona que seu interesse no assunto está relacionado a uma série de vídeos sobre finanças que planeja lançar em breve. Ela explica o modelo de negócios do Banco Master, que se baseia em investimentos de renda fixa com taxas mais altas do que as oferecidas pelos grandes bancos.
“É o modelo de todos os bancos médios, porque se os bancos maiores oferecem retornos muito parecidos nos investimentos, e no geral bem baixos, é assim que os menores conseguem competir e crescer. E no caso do CDB, é mais seguro porque é garantido pelo FGC, o Fundo Garntidor de Crédito”, diz.
A influenciadora também aborda os argumentos que consideram a estratégia do Banco Master arriscada em comparação com a dos bancos maiores. “Pode-se dizer que não vai acontecer nada com um banco grande, mas isso nos mantém presos à concentração bancária, em um mercado fechado, dominado por poucos grandes agentes. Assim, continuamos a pagar juros exorbitantes no cheque especial e no cartão de crédito”, afirma.
Gabriela ressalta que manter um mercado fechado é um interesse legítimo, já que os grandes bancos desejam preservar sua posição e evitar concorrência. No entanto, ela defende que os consumidores têm o direito de entender o que está realmente em jogo. Para finalizar, ela retorna à pergunta inicial: “Quem desdenha quer comprar?”.
“Todo mundo que diz que, caso o Master representasse um risco, a compra pelo BRB seria uma coisa boa. Mas se é uma coisa boa, por que tanto barulho? Parece aquela situação em que se coloca defeitos em um imóvel que se quer comprar. Fiquei intrigada e preocupada com o efeito de toda essa discussão sobre pessoas comuns, que podem se sentir em risco quando nem estão efetivamente. E tudo pelo potencial interesse de um jogador poderoso interessado em comprar ativos com um preço menor”, conclui.
Desde sua publicação no sábado, o vídeo já acumulou mais de 420 mil visualizações no Instagram, onde Gabriela Priolli conta com 2,3 milhões de seguidores.
Confira no link abaixo o vídeo completo:
https://www.instagram.com/reel/DIE8FJQR564/?utm_source=ig_web_copy_link